Para desempenhar os tratamentos odontológicos, é preciso uma série de indispensáveis equipamentos de dentista, que auxiliam o profissional na sua rotina de trabalho.
Eles são essenciais para a abertura de um consultório e para garantir um atendimento de qualidade para o paciente.
A tecnologia tem influenciado muito esse mercado, e os equipamentos de dentista têm se inovado e passado por mudanças que acompanham o avanço tecnológico na área.
Essa matéria do jornal O Liberal destaca inovações e expansão da atuação profissional na Odontologia, principalmente nesse período pós-pandemia.
A verdade é que, para um tratamento eficiente e satisfatório para o paciente, o odontologista deve contar com as melhores ferramentas.
Quer conhecer os principais equipamentos de dentista para ter na sua clínica?
A Gnatus preparou um conteúdo especial sobre esse tema, e você confere logo abaixo.
Boa leitura!
Quais equipamentos de dentista essenciais para abrir um consultório?
Ser dentista é sonhar com um consultório novo e só seu, para atender todos os seus pacientes com o carinho e a dedicação de sempre.
Mas, como mencionamos acima, é preciso contar com equipamentos que, além de serem de qualidade, são indispensáveis para o pleno funcionamento da sua clínica.
Para equipar o seu consultório odontológico, é essencial buscar por referências do que mais é usado no mercado, além de pesquisar por fornecedores confiáveis e que cumpram com a qualidade exigida para a área da Odontologia.
A Gnatus, por exemplo, é referência em equipamentos odontológicos e médicos, atuando no mercado com alto padrão de qualidade, além de total agilidade e segurança na entrega.
Para saber quais equipamentos de dentista são essenciais para abrir um consultório, que tal conferir a lista com a gente?
Separamos os 10 principais e explicamos suas funcionalidades e importância; acompanhe:
1. Compressor
O compressor odontológico é o primeiro da nossa lista justamente por ser indispensável para a maioria dos demais equipamentos de dentista presentes no consultório.
Isso porque as ferramentas odontológicas precisam de ar comprimido para funcionar – que é fornecido pelo compressor.
São exemplos de equipamentos que dependem do ar comprimido do compressor:
- cavitador;
- sugadores;
- peças de mão;
- bomba a vácuo;
- jato de bicarbonato;
- ultrassom, com ou sem jato de bicarbonato;
- entre outros.
Podendo ser lubrificados com óleo, secos, ou com secador de ar, o importante é que, além de escolher o que mais se adequa à realidade da clínica odontológica, o dentista precisa saber posicionar bem o compressor no consultório.
Isso porque, muitas vezes, os compressores são barulhentos e podem superaquecer em alguns momentos.
Além disso, devido ao risco de contaminação, é muito importante que esse equipamento não fique próximo a banheiros e ou algum tipo de resíduo.
Assim, analise bem o espaço da sua clínica antes de instalar o seu compressor!
2. Sugmaster
Também muito importante para o desempenho de um bom atendimento no consultório, o aspirador odontológico entra para nossa lista de principais equipamentos de dentista.
Não só para uso odontológico, como também cirúrgico, o Sugmaster é indispensável para aspirar e sugar líquidos e secreções, como sangue e saliva.
Funcionando com o auxílio do compressor, o aspirador odontológico retira líquidos por meio da sua cânula acoplada a um tubo de silicone.
Tudo o que é aspirado vai diretamente para um frasco coletor embutido no equipamento, evitando contaminações.
O sugmaster é um equipamento portátil, que não precisa de água nem que sejam feitas adaptações elétricas ou hidráulicas na clínica para o seu uso.
Além disso, é uma ferramenta de fácil limpeza e manuseio, além de não precisar de manutenção ou lubrificação.
Seu motor é silencioso e ainda é um equipamento de baixo consumo elétrico.
3. Raios-x de parede
O aparelho de raio-x é um equipamento também indispensável para o seu consultório.
Realizando exames de baixo custo, as radiografias são essenciais para um diagnóstico assertivo do dentista, resultando em um tratamento mais eficaz para o paciente.
Os exames de raio-x são o elemento visual que contribuem para a análise do quadro do paciente, que proporcionam uma perspectiva mais detalhada, para direcionar o trabalho do dentista.
Os aparelhos de raio-x realizam dois tipos de radiografias: periapicais e interproximais.
A primeira é a responsável pelo resultado em imagens de um dente ou um pequeno conjunto deles.
Já o raio-x interproximal é para um diagnóstico mais amplo, com a visualização da arcada superior ou inferior.
Para quem está iniciando uma clínica, e busca por equipamentos mais compactos e com melhor custo-benefício, os aparelhos de raio-x de parede são uma excelente escolha.
Os aparelhos desse modelo não ocupam muito espaço na sala, cumprem com as funcionalidades previstas e trazem diagnósticos muito precisos.
4. Fotopolimerizador
Usado na dentística, e essencial em tratamentos de restaurações diretas e indiretas, o fotopolimerizador é um importante instrumento no consultório.
É o fotopolimerizador o responsável por transformar a resina líquida em massa.
Ele faz isso por meio da emissão de uma luz azul, de comprimento de até 480nm, ativando os compostos da resina utilizada em casos de restauração.
Com a resina endurecida, sua fixação no dente é muito mais firme, proporcionando melhores resultados para o tratamento.
Esse é um ponto importante: a durabilidade e a qualidade de uma restauração, tratamento de facetas e áreas da ortodontia dependem muito do fotopolimerizador.
Logo, por mais que o dentista use uma resina de qualidade, se o fotopolimerizador não tiver um bom desempenho, fica mais difícil oferecer ao paciente bons resultados.
Os fotopolimerizadores de LED precisam ter alta eficiência em todos os materiais dentários de acordo com a sua funcionalidade – você pode encontrar os melhores no site da Gnatus!
5. Autoclave
Responsável pela esterilização dos equipamentos de dentista, a autoclave é essencial para ajudar a manter seu consultório limpo e seus materiais livres de qualquer bactéria.
Como determinado pela Anvisa, todos os materiais, odontológicos e médicos, devem ser esterilizados, evitando contaminações e transmissões de doenças.
Para, então, manter seus pacientes seguros e tranquilos com relação ao seu atendimento, a autoclave atua garantindo que seus equipamentos de dentista estejam sempre limpos.
A autoclave funciona em um processo de esterilização que dura, em média, 40 minutos, e é responsável pela higienização dos seguintes materiais:
- vidro;
- plástico;
- algodão;
- contra-ângulo;
- instrumentos de metal;
- tecidos de embalagens;
- canetas de alta rotação;
- entre outros.
O trabalho de esterilização da autoclave odontológica é eficaz por usar vapor sob pressão, realizando esse processo de forma mais rápida e segura do que uma estufa, por exemplo.
6. Cadeira de dentista (mocho)
A cadeira de dentista, parte do conjunto odontológico, é imprescindível para o atendimento dos pacientes na sua clínica; e o motivo é mais que aparente!
Mais do que apenas uma cadeira usada pelos dentistas, o mocho odontológico é um equipamento ergonômico, que garante maior conforto para o profissional dentista na hora do atendimento.
Desenvolvido pensando nas necessidades do profissional e considerando as longas horas de trabalho sentado, o mocho é feito para contribuir com a melhora da circulação sanguínea, além de aliviar a pressão nas genitálias e articulações.
Ele também minimiza a tensão sobre os ombros e o pescoço do profissional.
Por isso, na hora de adquirir o mocho para a sua clínica, pense que não é a compra de uma simples cadeira para o atendimento ao paciente.
Certifique-se de observar a altura do assento do mocho, bem como o encosto, que deve contar com ajustes de altura e profundidade.
A Gnatus é referência no Brasil no fornecimento de mochos odontológicos, estando presente em milhares de clínicas pelo país.
7. Pedal de comando
Complementar à cadeira odontológica (o mocho, que vimos logo acima), é essencial para a rotina de atendimentos do profissional, sendo um dos equipamentos de dentista mais importantes.
É o pedal de comando que aciona as funcionalidades da cadeira odontológica, além de controlar a rotação dos instrumentos a serem usados pelo profissional.
O pedal de comando conta com duas variações: multifuncional e multifuncional joystick (que lembra muito um controle de videogame).
Na hora de escolher o pedal de comando da sua cadeira odontológica, opte sempre por um pedal que facilite o controle das funções da cadeira, sempre com agilidade e para não comprometer o andamento das suas consultas.
8. Kit acadêmico
Geralmente adquirido logo no início da graduação, esse kit odontológico básico é essencial para o atendimento odontológico.
O kit de alta e baixa rotação é composto por:
- peça reta;
- micromotor;
- contra-ângulo;
- motor de alta rotação ou extra torque.
Na hora de comprar o seu kit de alta e baixa rotação, fique sempre de olho no design dos motores, bem como na irrigação em spray das ferramentas presentes no kit.
Busque sempre pelo melhor custo-benefício, uma vez que o material deve ser de qualidade e que dure bastante.
9. Mesa para equipamentos
Também conhecida como bandejas do equipo, a mesa para equipamentos odontológicos é uma extensão da cadeira odontológica, prestando suporte ao dentista durante os atendimentos.
Na mesa para equipamentos, encontramos seringas, mangueiras e a bandeja, com encaixes específicos para cada um desses materiais.
Na hora de comprar a sua mesa para equipamentos, dê preferência para os modelos ergonômicos e com o encaixe mais preciso possível.
Essa característica mais anatômica das mesas para equipamentos evita a queda de instrumentos, o que pode atrapalhar o atendimento odontológico.
10. Refletores
Essencial para o atendimento, os refletores fazem parte da nossa lista essencial de equipamentos de dentista.
São os refletores que contribuem para um tratamento odontológico mais assertivo, com uma perspectiva visual muito mais clara para o profissional dentista.
No geral, eles são feitos de vidro e contam com características que promovem a concentração de luz, direcionada onde o odontologista preferir.
Muitas vezes, o refletor pode estar acoplado à cadeira, fazendo parte do equipo básico do consultório e sendo mais fácil o seu manuseio.
Apesar de ainda serem comuns os refletores com lâmpadas halógenas, os mais modernos são os que possuem lâmpadas de LED.
Eles são mais econômicos e duram mais tempo, sendo os de melhor custo-benefício.
Dicas para escolher bons equipamentos odontológicos
Na hora de comprar seus equipamentos de dentista, principalmente se você está abrindo a sua clínica agora, é bem legal poder contar com algumas dicas para ajudar, não é mesmo?
Isso evita que você se arrependa de algumas compras e contribui para uma escolha mais assertiva quanto aos equipamentos.
Confira abaixo algumas dicas que separamos:
- pesquise fornecedores confiáveis e de credibilidade;
- quando estiver pesquisando uma empresa, confira a reputação dela no mercado;
- verifique se há suporte, garantia ou assistência técnica;
- confira como funciona o serviço de manutenção, para contatar se necessário;
- busque sempre pelo equilíbrio entre o preço e a qualidade;
- converse com outros profissionais e busque por referências.
Na hora da compra, também tire todas as suas dúvidas quanto aos equipamentos.
Apenas finalize a sua compra quando tiver a segurança de que está adquirindo instrumentos odontológicos de qualidade!
Onde comprar equipamentos de dentista de qualidade?
Se você está a procura de equipamentos de dentista que sejam de qualidade, você veio ao lugar certo!
A Gnatus é referência nacional no fornecimento de materiais odontológicos e médicos, presente em milhares de consultórios espalhados por todo o Brasil.
Contando com todos os produtos necessários para a sua clínica, e ainda acompanhando as inovações tecnológicas do mercado, trabalhamos para que você possa desempenhar bem o seu trabalho!
Todos os nossos equipamentos odontológicos contam com garantia válida em todo o território nacional, além de suporte e assistência técnica quando você precisar.
Conclusão
Agora você já conhece os principais equipamentos de dentista para ter no seu consultório!
Sempre buscando o melhor atendimento e tratamento para seus pacientes, a escolha dos equipamentos para a sua clínica deve ser feita com muita atenção e cuidado.
Essa cautela evita que você adquira produtos que não sejam de qualidade, além de se preocupar com o seu paciente e manter a credibilidade da sua clínica.
Conte com os produtos da Gnatus para ter o consultório que sempre sonhou!
Você também pode se interessar por:
Instrumentos odontológicos: conheça os principais utilizados!
Os diferentes equipos para os modelos de consultório Gnatus
tentei ligar para o numero indicado no site e nao consegui resposta
Encaminhamos seu contato a um de nossos consultores que entrará em contato em breve.