fbpx

Como montar uma boa recepção em um consultório odontológico?

recepção consultório odontológico

A recepção do consultório odontológico é o cartão de visitas de uma clínica, e também a primeira impressão do seu paciente quando ele chega para uma consulta.

E todos sabemos que a primeira impressão é que fica, certo?

Nesse espaço onde o paciente aguarda ser chamado para o seu tratamento ou avaliação, é normal que ele fique um pouco ansioso e inquieto.

Por isso, a recepção do consultório odontológico deve passar tranquilidade e conforto.

Para tal, existem diversas ferramentas, de arquitetura e design, que contribuem para que esse seja um local sofisticado e acolhedor.

Quer saber como montar uma boa recepção na sua clínica?

A equipe Gnatus preparou um conteúdo completo, com todas as dicas e informações que você precisa saber sobre esse assunto.

Acompanhe até o final!

Qual a importância da recepção de um consultório odontológico?

importância recepção consultório odontológico
Foto: Pexels | Qual a importância da recepção de um consultório odontológico?

Uma recepção bem estruturada e mobiliada, com profissionais carismáticos e preparados para receber os pacientes são essenciais para o bom funcionamento de uma clínica.

Isso porque esse ambiente é o primeiro contato do paciente que busca por esse serviço, e ele deve ser atendido com excelência.

Além disso, é nesse local que é feito todo o gerenciamento de tudo o que acontece no consultório.

É muito importante que os processos e recepcionistas envolvidos sejam sempre organizados, cordiais, e efetivos nessa ponte entre paciente/dentista.

A Gnatus pode te ajudar a montar um consultório odontológico ideal, clique aqui e conheça nossos produtos!

 

O que deve ter em uma recepção?

Para compor um local agradável e que faça o paciente se sentir bem, todos os detalhes devem ser bem pensados, com muita atenção e cuidado.

Certas coisas que devem estar na recepção do consultório odontológico são bem comuns e já conhecemos, como:

  • balcão para atendimento;
  • cadeiras bem dispostas;
  • espaço para café e água;
  • banheiros de fácil acesso;
  • televisão e revistas.

Porém, outros detalhes também são muito importantes, como a organização de todos os materiais de escritório usados pela equipe, limpeza sempre em dia, a escolha da mobília e até a iluminação.

Vamos explicar ao longo do artigo cada tópico que você deve se atentar para que a recepção do seu consultório seja um ambiente confortável para seus pacientes.

Como montar uma recepção de um consultório odontológico?

como montar recepção consultório odontológico
Foto: Unsplash | Como montar uma recepção de um consultório odontológico?

Para contribuir com uma boa imagem da sua clínica e proporcionar a melhor experiência para os seus pacientes, montar a recepção do consultório odontológico exige muito preparo.

Confira abaixo as dicas que separamos:

Analise o tamanho do local para planejar o projeto

Temos sempre aquela ideia de que recepções devem ser ambientes pequenos, certo?

Na verdade, independente do tamanho disponível na sua clínica, com um projeto bem planejado, o espaço todo pode ser otimizado e ficar muito confortável.

O ponto principal é a acessibilidade: o espaço não deve ser apertado demais, para que as pessoas possam se locomover da melhor maneira.

Considerando que o espaço também deve acomodar o balcão de atendimento e a sua equipe, além das cadeiras e demais móveis, é essencial analisar com atenção a capacidade do local.

Escolha as cores e como será a decoração

Aqui, é o momento de aliar sofisticação e modernidade com o bom gosto e com a imagem da sua clínica.

Para uma boa recepção do consultório odontológico, o ideal é investir em tons que não deixem o ambiente sobrecarregado, sempre passando leveza.

Para isso, opte por tons mais claros, como o bege ou areia, tons de azul e verde claro e cores mais pastéis.

Isso também passa mais sensação de limpeza para os seus pacientes, além de influenciar emocionalmente, deixando as pessoas mais calmas.

Junto às cores, também deve-se pensar na decoração que irá compor o ambiente.

Os acessórios devem seguir uma proposta minimalista, evitando que o ambiente pareça muito cheio.

Pense sempre em objetos decorativos que passem relaxamento ou tranquilidade para receber seus pacientes.

Otimize o espaço com móveis multiuso

Com a tecnologia dos móveis planejados, ficou muito mais fácil deixar um ambiente mais organizado e otimizado.

Isso também pode ser usado na recepção do consultório odontológico, tornando a rotina no ambiente muito mais fluida.

O espaço deve ser todo funcional, de modo que os pacientes consigam ter fácil acesso ao balcão e banheiros, visualizar bem a TV e se sentirem confortáveis.

Opte por móveis com painéis que disfarcem o conteúdo de gavetas e armários, com puxadores discretos.

Se resolver colocar plantas no ambiente, elas devem ficar integradas a algum móvel e não atrapalhar o deslocamento de ninguém, cumprindo com a sua proposta de trazer mais vida ao espaço.

Escolha bem o tipo e a disposição da iluminação

A iluminação usada na recepção do consultório odontológico também é um ponto muito importante a ser considerado.

Procure equilibrar a iluminação entre quente e fria e, sempre que possível, aproveite a iluminação natural.

Se for possível planejar o espaço com janelas e vidros, o resultado é ainda melhor.

Assim, você economiza na conta de luz e garante um ambiente mais vivo para os seus pacientes e a sua equipe.

Tenha um balcão para recepção

Esse tópico aqui é mais que essencial, certo?

Para uma boa recepção na sua clínica, invista em um balcão planejado, que combine com a mobília e as cores escolhidas para o ambiente.

O balcão precisa ser um móvel funcional, que atenda às necessidades da sua equipe, e que seja espaçoso o suficiente para receber os pacientes na hora de preencher fichas.

Além disso, o balcão deve ter espaços para organizar papéis e arquivos, sempre com o objetivo de manter a recepção do consultório odontológico em um ambiente em ordem.

Contrate profissionais simpáticos e responsáveis para o atendimento

O perfil de profissional para trabalhar na recepção da clínica deve ser o de uma pessoa cordial e educada.

São eles quem vão lidar, logo de primeira, com os seus pacientes, orientando-os, tirando dúvidas e acolhendo-os antes do atendimento.

Por isso, invista em um treinamento capacitado e especializado para a sua equipe, sempre prezando um tratamento humanizado, empático e eficiente.

Dicas do perfil de profissional para recepção do consultório odontológico

Listamos quais as principais características a se considerar em um potencial recepcionista para a sua clínica:

Pontualidade

Ter compromisso e responsabilidade com horários é essencial para um profissional recepcionista.

É ele quem vai cuidar dos compromissos do dentista, bem como abrir e fechar a clínica em ocasiões diversas, além de agendar atendimentos.

Por isso, a pontualidade é uma característica fundamental para o bom desempenho do recepcionista.

Organização

A equipe responsável pela recepção deve ser sempre organizada.

Isso ajuda a agilizar os atendimentos, evita erros ou marcações equivocadas de consultas, e ainda garante um bom relacionamento com os dentistas que atuam no local.

Além disso, é o recepcionista o responsável por atualizar e armazenar as fichas dos pacientes, o que demanda muita atenção e organização.

Proatividade

recepção consultório dentista
Foto: Pexels | Recepção de consultório odontológico

 

Essencial em todas as profissões, a proatividade é uma característica importante a se considerar em um candidato à recepção do consultório odontológico.

O recepcionista deve estar sempre disposto a solucionar possíveis problemas, dedicar-se aos pacientes e oferecer ajuda ao dentista, se necessário.

Além disso, para que a clínica seja sinônimo de sucesso, é importante que muitos atendimentos estejam acontecendo e sendo agendados.

Aqui, o diferencial de um recepcionista proativo é o de sempre ir atrás da marcação de consultas, buscando contato com o paciente, oferecendo serviços e soluções e mantendo um bom relacionamento com todos.

Saber lidar com pessoas e situações específicas

O profissional recepcionista deve saber o que fazer em situações atípicas e lidar com as pessoas no cotidiano da melhor forma possível.

Aqui, é essencial que esse profissional saiba solucionar problemas, mantendo a postura e buscando a cordialidade e a compreensão em todos os casos.

Lidar com questões como:

  • atrasos de pacientes;
  • cancelamentos;
  • atrasos do dentista;
  • emergências;
  • possíveis reclamações dos pacientes;
  • entre outras.

A comunicação deve ser sempre clara e educada, bem como a forma de lidar com o paciente por meio de outros canais, como mensagens e e-mails.

Por isso, é essencial que o profissional que vai preencher essa vaga passe por um treinamento, para prepará-lo para as possíveis situações que ele possa vir a enfrentar na rotina da recepção do consultório odontológico.

A Gnatus pode te ajudar a montar um consultório odontológico ideal, clique aqui e conheça nossos produtos!

 

Conclusão

Apesar de ser um tópico comum e que é tão natural para as clínicas, o cuidado na hora de planejar a recepção do consultório odontológico é essencial.

Como mencionamos, esse é o espaço que vai causar a primeira impressão no seu paciente, e é de desejo de todos que esse contato inicial seja o melhor possível.

Assim, busque pensar de maneira humanizada e sensível quando for começar o projeto de recepção do consultório odontológico da sua clínica.

Estude o público da sua região, buscando entender seus hábitos para saber como dispor de opções de entretenimento nesse espaço.

Além disso, equilibre todas essas necessidades com a imagem da clínica, mostrando sempre personalidade e profissionalismo.

 

Entre em contato com a Gnatus na hora de montar o seu consultório!

    Esperamos que essas dicas tenham ajudado você!

    Confira outros artigos da Gnatus:

    Onde o dentista deve investir para uma clínica de sucesso?

    Produtividade, como ser mais ágil nos atendimentos

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *