Criado por: Ana Paula Carloni
Sempre visando o bem-estar do paciente e praticidade nos procedimentos a odontologia vem se desenvolvendo. Assim como você já pode ver nos equipamentos tecnológicos da Gnatus. A laserterapia na odontologia também faz parte dessa evolução.
Você conhece esse procedimento e seus benefícios? Acompanhe nosso texto para ficar por dentro das inovações.
O que é laserterapia na odontológica?
Como o próprio nome já indica, é um tratamento realizado através de laser. Um aparelho que emite um feixe de luz, com diferentes comprimentos de onda, que, podem trazer benefícios terapêuticos.
A laserterapia na odontologia é realizada com laser de baixa intensidade com propriedade analgésica, anti-inflamatória e biomoduladora. E, associado a corantes específicos, também apresenta potencial antimicrobiano.
Como é o Tratamento de Laserterapia na odontologia?
Aplicação da luz do laser sobre a área, com ou sem uso de corante, conforme indicação clínica, com a intensão de aliviar dor, reduzir o inchaço do local, acelerar o tempo de cicatrização e descontaminação dos canais dentários na endodontia.
Mesmo sendo um procedimento simples e indolor, o tratamento deve ser indicado e realizado exclusivamente por um profissional habilitado para que seja seguro. Pois, a indicação depende de uma avaliação do caso em específico.
Mas podemos afirmar com toda a certeza, de que todas essas vantagens podem ter um potencial ainda maior se forem usadas, nos procedimentos endodônticos, como aliadas dos melhores equipamentos de endodontia no mercado.
Como, por exemplo, o X10 CEPB Oscilatório, que com uma das menores cabeças do mercado, garante que o dentista tenha mais visibilidade da boca e com isso possa ser mais preciso e direto no procedimento.
Assim como, toda a precisão pode ser encontrada com o uso do Localizador apical e testador APX1. Um equipamento que determina a distância entre a ponta da lima endodôntica e o ápice radicular rapidamente. Diminuindo a necessidade de radiografias para acompanhar a posição da lima, dando grande agilidade aos procedimentos endodônticos.
Benefícios da Laserterapia na odontologia
Tudo porque, se realizada com laser de baixa intensidade tem propriedade analgésica, anti-inflamatória e biomoduladora. E, associada a corantes específicos, também apresenta potencial antimicrobiano.
O procedimento pode ser usado como um aliado no alívio da dor, redução de inchaço local, reparador em cirurgias, descontaminação dos canais dentários na endodontia, entre outros recursos que o dentista precisar.