A clínica geral, para os odontologistas – odontologia clínica, também é uma excelente opção de atuação no ramo. Sua atuação envolve lidar com o atendimento básico e inúmeras patologias do sistema estomatognático.
Por ter como característica principal de sua função o atendimento primário não se faz necessário uma pós-graduação ou curso de especialização específico. Mas vale ressaltar que toda forma de aprimorar conhecimento é muito bem-vinda no dia-a-dia de um dentista.
Pois, apesar de ser considerado atendimento primário a função de um ortodontista clínico não é nada simples. Seu trabalho é primordial para a resolução de problemas e educação preventiva dos pacientes.
Podemos dizer que o dentista que escolher seguir esse caminho profissional terá suas consultas voltadas para as orientações sobre a correta higiene bucal, a limpeza (profilaxia) e remoção de cáries, os ajustes e polimentos de restaurações, atendimentos de urgência, as pequenas restaurações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor.
O dentista clínico pode atuar tanto no setor privado com seu consultório, atendimentos particulares e/ou de planos odontológicos, também em empresas (atendendo funcionários e coordenando programas de prevenção) e/ou no setor público com atendimentos em UPAS, postos de saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF).
A odontologia clínica pode se segmentar em tratamentos mais específicos, mas que no caso exigirão do profissional uma especialização, como a odontopediatria, ortodontia, endodontia e odonto geriatria.
A área é a escolha de inúmeros profissionais no começo da carreira e acaba conquistando o coração de muitos com o passar dos atendimentos. Não descarte essa opção, pois ela pode te cativar.