A higienização e biossegurança de um consultório é tão importante que sempre que podemos trazemos esse assunto aqui no blog. Já tratamos sobre: “O que é e como deve ser feita” assim como “A biossegurança em seu consultório” e hoje vamos falar um pouco sobre como esterilizar seus materiais.
Depois de escolher entre as melhores opções de Bioclave do mercado e optar pela sua Gnatus de 12 ou 21 litros está na hora de entender autoclavar seus equipamentos. O primeiro passo é estar devidamente equipado. Os profissionais que manipularão os instrumentais e materiais na área limpa da esterilização, devem utilizar EPIs recomendados.
Para ser colocado na autoclave o material deve ter sido, anteriormente, lipo e seco, além de acondicionado em pacotes com materiais que permitam a passagem de vapor. Quando o papel escolhido for o comercializado em rolo é importante se atentar para a selagem com a seladora clean pack.
Outro grande ponto de atenção é se o material tem indicação de autoclavável. Esse tipo de informação você pode conseguir no manual do produto, no site da Gnatus ou com o seu consultor de venda/assistente técnico de confiança.
As bandejas, porta limas, porta brocas e outros acessórios podem ser esterilizados na autoclave, mas devem ser perfurados para passar o vapor. No caso das bandejas é possível não as perfurar, desde que colocadas separadas do instrumental para que haja a circulação de vapor.
Veja nosso guia completo de autoclaves.
Para uma maior organização de seus equipamentos recomendamos que separe as esterilizações conforme os kits de atendimento dos procedimentos.