Criado por: Ana Paula Carloni
Ao sair da faculdade o recém-formado em odontologia vai a procura por um espaço de trabalho e dentre as várias opções um ponto que pesa bastante é o financeiro. Mas o coworking pode ser um facilitador nesse sentido.
O novo modelo de trabalho baseado em compartilhar espaços e recursos no ambiente corporativo, também conhecido como coworking. Começa a ter impacto no mundo da odontologia, mas muitos profissionais ainda têm dúvidas se a oportunidade vale a pena.
Por isso, vamos trazer as vantagens e desvantagens em optar por um consultório compartilhado, assim você fica mais informado para tomar sua decisão!
O que é um coworking odontológico?
O coworking para dentistas tem funcionado como um espaço equipado com várias salas individuais já com os equipamentos necessários para realizar os atendimentos e áreas comuns são compartilhadas entre todos os profissionais, como recepção, banheiros e afins. Com isso há a divisão das contas como água, luz, telefone e internet, além de custos com limpeza, locação e manutenção geralmente.
Tipos de Coworking Odontológico:
- Aluguel por mês;
- Aluguel por dia;
- Aluguel por hora;
Sabendo de tudo isso você já está pronto para colocar na balança os prós e os contras e aqui estão eles:
Desvantagens de um coworking odontológico:
Espaço padronizado
Cada um tem um gosto e um estilo, por isso, em coworking a decoração é mais básica e padronizada. Afinal não é possível personalizar o espaço com o gosto de cada dentista.
Mas para a sua sala individual você pode apostar em itens de decoração que sejam fáceis de serem guardados e que não invadam o espaço alheio.
Datas e horários limitados
Com deixamos bem claro ali em cima, é um espaço compartilhado e isso não te dá a oportunidade de marcar pacientes fora do horário determinado. Sem contar que esses contratos de locações são em sua maioria de 4 horas diárias.
O que te permite atender seus pacientes naquelas 4 horas determinadas dos dias em que você escolheu.
Vantagens de um coworking odontológico:
Atendimento em vários lugares
Por ter um contrato de algumas horas com o local você cria a possibilidade de atender em mais lugares da sua região. O que te gera crescimento na carteira de clientes e mais flexibilidade nos pontos de atendimento. Ou seja, você pode atender em uma cidade de segunda a quarta, e em outra de quinta a sábado.
Economia
Por toda a divisão das contas e pelo espaço já estar montado, entendemos que um dos pontos mais fortes na escolha pelo coworking é o custo-benefício.
Todos os gastos como: água, luz, telefone, internet e funcionários são divididos e sem contar que sua sala já vem equipados com os materiais odontológicos necessários para iniciar o trabalho. Dessa forma, seu custo será apenas com o aluguel e a sua parte na divisão não será necessário realizar nenhum investimento inicial, comprando equipamentos odontológicos.
Agora com esses pontos você já pode analisar se a experiência de um coworking fará ou não parte da sua história profissional.