Criado por: Ana Paula Carloni
Todo trabalho e engajamento com a comunidade local já é gratificante por si só, afinal são pessoas que te cercam e o bem-estar de todos favorece muito para o seu bem-estar. Interessante não?
É por isso que decidimos compartilhar essa informação aqui com vocês, para você engajar na sua região e ter muitas oportunidades positivas para a sua clínica.
Recentemente conversamos sobre ações solidárias, onde para se tornar dentista voluntário, o primeiro passo, é preciso analisar as organizações e identificar a proposta que mais se identifica e faz sentido no seu dia a dia e dentre essas ações é possível o engajamento com a comunidade local.
Mas o engajamento não precisa ser só focado em trabalho voluntário, leia até o final esse texto que você irá entender.
Entenda um pouco mais sobre o trabalho voluntário
Conceito de comunidade
De acordo com o site de significados, comunidade “é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.”
Para uma empresa, comunidade tem seu significado na nova forma de se relacionar com os consumidores, e possíveis consumidores. Por isso o engajamento com a comunidade local é importante para envolver seus clientes que interagem e fazem a propaganda de sua marca.
Criar laços com a comunidade
Socializar e criar laços com outras pessoas, encontrar objetivos e sonhos semelhantes, dividir planos, você pode fazer tudo isso na sua comunidade, já que em seu significado mais literal, refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum.
Agir de forma a demonstrar preocupação e envolvimento com todos a sua volta é o primeiro passo para fazer o bem e se beneficiar do bem. Já que dessa forma você se aproxima muito dos seus.
Senso de pertencimento
Uma das formas de convencer clientes e potenciais clientes a acreditarem no seu negócio e divulgar seu desenvolvimento se mostrar, com o engajamento com a comunidade local, as vantagens que estar ali podem trazer.
É importante ouvir os membros da comunidade e mostrar que a presença deles é bem-vinda, estimulando-os a voltarem sempre, criando, assim o senso de pertencimento, aquela sensação de fazer parte de algo, dividir um propósito, o que resulta em uma comunidade engajada.
Os impactos
Com essa relação mais próxima o engajamento com a comunidade local traz a oportunidade de você entender e avaliar o impacto que a empresa gera. Dessa forma pensar em como minimizar qualquer impacto negativo, pode-se gerar empatia com os moradores.
Já do lado positivo, temos pesquisas que mostram que aqueles que dedicam seu tempo ao engajamento social tem menos propensão à obesidade, possui colesterol e pressão sob controle. O que gera um retorno muito bom para você e toda a sua equipe.
Agora você tem todas as informações para o engajamento com a comunidade local para o sucesso da sua clínica.
Caso queira receber mais conteúdos como esse, deixe seu contato aqui: