fbpx

Fotografia Odontológica: Uma Ferramenta Indispensável

fotografia odontológica

Criado por: Ana Paula Carloni

A fotografia vem sendo uma aliada dos procedimentos odontológicos desde 1840, quando surgiu a primeira escola de odontologia do mundo. Os primeiros registros foram utilizados para que os dentistas pudessem analisar o antes e depois de seus tratamentos.

Ela é uma das formas mais práticas e fáceis de registrar e arquivar a evolução do tratamento odontológico de forma documental. Auxiliando na comparação de antes e depois de um tratamento, propagandas e até portfolio.

Essa fotografia odontológica é uma forma de análise é de grande ajuda, até os dias de hoje, principalmente aqueles profissionais que gostam de estudar os casos a fundo e até mesmo aqueles mais acadêmicos nas construções de artigos e trabalhos científicos.

É possível enxergar o uso dessas fotografias para documentação interna, que serve de parâmetro para o tratamento, diagnóstico e outras atribuições e as fotografias mais estéticas e artísticas que ajudam muito no destaque da sua clínica.

Com todas as evoluções no meio fotográfico, hoje podemos contar com a fotografia odontológica digital, que em muitas situações estão na palma das nossas mãos, em nossos smartphones.

 

Fotografia odontológica digital

fotografia odontológica

A foto digital vem colaborando, não só, com a prática odontológica, citada acima, de diversas especialidades e procedimentos clínicos, mas também para um menor acúmulo de arquivos, preservação do meio ambiente e até mesmo com a divulgação dos trabalhos realizados.

Esta fotografia digital é um processo simples, rápido e eficaz, que documenta os diversos procedimentos clínicos, como ortodontia, endodontia, implantodontia, radiologia odontológica, periodontia e prótese dentária e é efetiva na educação dos pacientes em relação ao tratamento.

Um bom exemplo do uso da fotografia digital é na odontologia estética. Onde os profissionais estão se beneficiando na construção de arquitetura de sorrisos, na análise das proporções faciais e dentárias e no planejamento da confecção e na instalação de implantes dentários.

 

O uso da fotografia odontológica

É possível, por exemplo, utilizar as próprias imagens do antes e depois, dos tratamentos, para divulgação nas redes sociais. Com a resolução 196/2019, o CFO liberou em 2019 a divulgação de tais imagens para a realização de marketing.

Mas é válido lembrar que para o uso da imagem de qualquer que envolva outra pessoa é necessário um termo de autorização de imagem onde a pessoa possa ter ciência de para que e onde será usada a imagem dela.

Nas redes sociais as fotos, se usadas da maneira correta, os dentistas podem demonstrar como trabalham e exemplificar a eficiência de seus tratamentos e suas práticas clínicas com grandes resultados. Pois o uso das redes vem crescendo e se desenvolvendo para alavancar cada vez mais o mercado odontológico.

Contudo a fotografia odontológica pode ser um excelente argumentos para ajudar os pacientes a entenderem a real necessidade do tratamento proposto, uma vez que é possível entender e visualizar a quantidade e a qualidade dos procedimentos executados.

 

Técnica da fotografia odontológica

fotografia odontológica

Ter técnica na fotografia odontológica será muito importante, já que não adiantará em nada adquirir uma câmera profissional caríssima e não saber segurar a câmera, a iluminação do ambiente e a perspectiva.

É possível realizar cursos específicos para a área de fotografia na odontologia que ajudam a essas habilidades e muitas dessas dicas e informações dos cursos também podem ser utilizadas para celulares.

 

Por essas inúmeras vantagens e benefícios que a fotografia odontológica é uma ferramenta indispensável para os dentistas, seus estudos, suas práticas odontológicas e pacientes.

 

Você também pode se interessar:

Evolução nos processos de restauração contribui para a preservação dos dentes

Por que dentistas devem pedir radiografias? 

Implantodontia: principais materiais para escolha nesses procedimentos 

 

Quer receber mais conteúdos como esse? Cadastre-se agora:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *