Hoje os pacientes procuram por consultórios em que os profissionais tenham a capacidade de atender com exclusividade e ao mesmo tempo com naturalidade, de maneira simples e objetiva.
Esse modelo de atendimento também é conhecido como humanizado por trazer ao paciente uma sensação de acolhimento e conforto por ser individualizado e proporcionar diálogos interpessoais.
Para um bom atendimento humanizado lembre-se sempre de:
Receba os pacientes com um sorriso no rosto e demonstrar empatia
Todo dentista sabe da importância de um sorriso, não só para a saúde bucal, mas para o bem estar psíquico e todo paciente quer ser acolhido. O sorriso e a empatia são as duas melhores formas de causar em quem vai ser atendido a sensação de que você o entende.
Tenha proximidade
Calma, você não precisa ser amigo de infância de todos que entram em seu consultório, mas chamar a pessoa pelo nome, prestar atenção no que ela diz e respondê-la com paciência e olhando nos olhos demonstram proximidade e deixam o paciente mais à vontade.
Evidencie o profissional que você é
Não é preciso se exibir e querer mostrar que sabe tudo, mas vale a pena tirar um tempo da consulta para explicar como funciona o procedimento pelo qual o paciente vai passar. Como também se colocar à disposição para tirar qualquer dúvida. Sem se estender muito, afinal, o tempo de espera, do próximo paciente, também é um aliado no atendimento humanizado.
Mantenha o contato
A tecnologia também trouxe a facilidade de interação e porque não a usar à seu favor?
Sem mais delongas, não é preciso mandar mensagens todos os dias, mas um lembrete de feliz aniversário e datas comemorativas, tem seu carinho. Ou até mesmo, como já falamos aqui no blog, o uso das redes sociais para expor seu conhecimento e tirar dúvidas de seus pacientes. A questão é estar presente!
Toda essa atenção e carinho fará que seu paciente se lembre da mesma forma de você e que ele recomende seu consultório a amigos e familiares.