Clínica Odontológica Infantil: como preparar a sua?
Apesar de muitas pessoas ainda viverem com a ideia de que as visitas aos dentistas devem ser realizadas só depois de todos os dentes de leite das crianças caírem, o cuidado com a saúde bucal deve começar cedo, desde que a criança é pequena e em alguns casos os pais já cuidam da saúde bucal dos seus filhos quando eles ainda estão na barriga da mãe. É nesse momento que começa o trabalho da clínica infantil.
A clínica de odontologia infantil, para receber essa nomeação e característica vai muito além do que prestar atendimento a crianças! Para que o dentista faça da sua clínica um verdadeiro consultório odontológico infantil, não precisa ter a clínica mais fantasiosa e cheia de brinquedos, o primordial são profissionais que saibam lidar com as crianças e façam o atendimento mais humanizado possível.
E, por mais que o profissional possua essa especialização, não significa que não poderá cuidar de pacientes adolescentes e adultos. É claro que ao se aprofundar no assunto, a intenção é se voltar para essa área de atendimento e encher a sua clínica de pequeninos, mas todo o conhecimento que adquiriu na faculdade é válido e, portanto, permite o atendimento a todos os tipos de idades.
O que deve ser levado em consideração na sua clínica de odontologia infantil são alguns itens e aparelhos que serão indispensáveis nos cuidados com a saúde bucal das crianças. Por isso, quando for pensar nos equipamentos que serão instalados, é importante levar em consideração a criação de um ambiente que seja confortável para o público infantil, que tenha uma decoração mais lúdica, sem deixar de montar um consultório que seja confortável para o adulto também.
Um produto bastante versátil e útil para clínica infantil, ou que realiza atendimentos em crianças, é o Kit multimídia, onde o dentista pode entreter a criança com vídeos infantis e usar o mesmo produto para os atendimentos de adultos, mas mostrando a situação dentro da boca do paciente. É uma forma didática de criar a consciência de cuidar dos dentes nos pequeninos desde cedo e ao mesmo tempo realizar o trabalho.
Outro ponto muito importante e que é a maior resposta para a pergunta que fizemos acima é que uma clínica de odontologia infantil tem por sua obrigação apresentar o mundo da saúde bucal para a criança de modo que acabe com o medo e a dor que podem estar sendo fantasiadas na cabeça dos pequenos. Quanto mais cedo eles aprenderem sobre a importância de ir ao dentista e cuidar dos seus dentes, melhor será para eles, para os pais e também para o profissional.
Como se chama o dentista pediátrico?
O dentista responsável pelo atendimento a crianças em uma clínica de odontologia infantil recebe o nome de odontopediatra. Esse tipo de dentista especializado realiza serviços e tratamentos bem semelhantes ao de um dentista convencional, mas com a sua formação, estão mais bem preparados e instruídos para atender crianças e até mesmo bebês, pois eles demandam de mais atenção e “jeito” nos momentos de exame e realização dos procedimentos. Principalmente os pequeninos que ficam ansiosos e com medo de ir ao dentista, precisam de cuidado e um tratamento especial para se sentirem confortáveis e permitirem a consulta.
Quais os materiais restauradores mais utilizados em Odontopediatria?
Os odontopediatras necessitam de materiais que sejam eficientes nas restaurações e que ao mesmo tempo não sejam prejudiciais à dentição das crianças, que ainda possuem dentes de leite e mesmo quando começam a conquistar os seus dentes permanentes, alguns cuidados são necessários. O flúor é um tipo de substância de ótima qualidade e ação contra as cáries e com boa aderência aos dentes. O uso de materiais que sejam libertadores do mesmo é indispensável na odontopediatria.
A rapidez pode ser uma grande aliada nos atendimentos a crianças em um consultório dentário infantil e quando se conta com equipamentos como o Scanner intraoral Panda, que te entrega a imagem da dentição do paciente e um molde digital de toda a arcada de forma bem prática, tudo ocorre bem e sem muitos choros. O produto é um queridinho entre os pacientes de todas as idades, afinal, ele torna extinta a massa para criar moldes, evitando o mal-estar.
O que torna uma Clínica Odontológica infantil?
Mesmo sendo algo bem óbvio, um dos fatores que mais cria a característica de clínica infantil ao consultório odontológico é o profissional especializado em odontopediatria. Instrumentos coloridos para manuseio e alguns brindes também são característicos desse local, para deixar as crianças mais confortáveis e menos inseguras.
Apesar de não ser algo obrigatório para uma clínica infantil, a maioria delas costuma usar uma decoração mais lúdica e divertida, para deixar o ambiente o mais agradável possível para os pequeninos. Assim como nos consultórios médicos, em algumas delas também é comum se deparar com brinquedos na sala de espera e cadeirinhas menores, onde as crianças aguardam o seu atendimento.
Um consultório de odontologia infantil também faz os atendimentos pré-natal, quando a criança ainda está na barriga da mãe, tipo de serviço que não é oferecido em todo consultório de dentista. Os responsáveis pelo pequeno devem ser informados sobre as mudanças que podem acontecer na boca e aprender a cuidar da higiene bucal do seu bebê.
Você também pode se interessar:
Odontologia humanizada: Abordagem de odontopediatras na adaptação das crianças
Escaneamento intraoral em crianças: Entenda
Problemas bucais mais comuns em crianças e adolescentes
Quer receber mais conteúdos como esse? Cadastre-se agora: