Criado por: Ana Paula Carloni
Sabemos e defendemos os procedimentos de imagem na dinâmica de um atendimento odontológico e para a execução de uma radiografia de sucesso é preciso um posicionador radiográfico. Mas você conhece os posicionadores e sabe como escolher o melhor para o seu consultório?
Leia esse texto até o final que você saberá tudo o que precisa para um exame de raio x com o melhor uso do posicionador.
Uma das primeiras coisas que se deve considerar quando se procura por equipamentos odontológicos é o aparelho de Raio x e seus auxiliares, como o posicionador radiográfico, para a execução de um exame de qualidade e eficácia.
Saiba tudo para garantir o seu Raio X Odontológico
Raio x odontológico
Além de uma forma para se referir ao aparelho, que você consegue comprar a melhor opção aqui na Gnatus, Raio-x odontológico é o termo usado para se referir ao exame que faz uso de uma espécie de radiação capaz de penetrar no corpo humano e gerar uma imagem interna do seu dente.
Com uma boa aplicação do posicionador radiográfico, o filme radiográfico e o aparelho de raio x, os raios atravessam estruturas como ossos e, em seguida, entram em contato com uma chapa posicionada atrás do dente do paciente, formando a imagem.
Considerado segura, ainda mais se a radiação for disparada por um aparelho Gnatus, o exame tem objetivo de as imagens auxiliem no planejamento e acompanhamento de tratamentos odontológicos, além de verificarem a existência de tumores, inflamações, entre outras condições.
A execução de um exame
A radiologia por toda sua importância e forma de execução deve ter muitos cuidados e cautelas. Por isso antes mesmo de se preocupar com o seu posicionador radiográfico, o cirurgião dentista deve garantir os seguintes itens:
- Uma sala de chumbo para disparo;
- Avental de proteção de chumbo tanto para o operador quanto paciente;
- Câmara de revelação (que pode ter um espaço reservado para isso);
- Filme revelável – podendo ser tocado pelo Sensor Digital;
- Líquidos para revelação.
O que é o posicionador radiográfico?
Durante o exame de Raio-x o cirurgião-dentista precisa que o filme radiográfico fique bem-posicionado e que não se desloque enquanto é efetuado o disparo. Essa é a principal função de um posicionador radiográfico
Um acessório odontológico utilizado para posicionar o nas tomadas radiográficas periapicais e interproximais. Simplificando a técnica, reduzindo o tempo investido nos exames e minimizando as chances de distorções em radiografias.
Por tanto, o posicionador radiográfico é um dispositivo fundamental para a execução de técnicas radiográficas, já que não o utilizar pode conduzir a erros técnicos que levariam a repetição de exames, com aumento da dose de exposição no paciente.
O equipamento tem vários formatos e modelos para atender todos os tipos de filmes e películas reveláveis que você encontra no mercado. Ou seja, existe posicionador até para o modelo de sensor digital
Conheça também a radiologia digital – a nova era da odontologia
Como usar o posicionador?
Parte do equipamento fica dentro da boca do paciente de maneira que o dente em questão fique no centro da película radiográfica, a outra parte – onde se encontra o círculo, fica para o lado de fora da boca, para ajudar o profissional a posicionar o equipamento de raio x.
Quando o paciente fecha a boca e morde o posicionador radiográfico, ele ajuda que o dispositivo permaneça no lugar necessário para o exame.
Por que usar posicionador radiográfico?
Nesse momento do texto pode já estar um pouco óbvio os motivos que levam todo bom profissional da odontologia a utilizar, em seus procedimentos, esse equipamento. Mas achamos que o tópico é pertinente e a relevância do posicionador vale toda explicação.
Erros e falhas ao se radiografar estão presentes até nos procedimentos com tamanho de imagem maior, podemos esperar que isso também aconteça na imagem de um pequeno dente.
Isso pode acarretar novas tomadas de radiografias e com isso, uma exposição maior de radiação aos pacientes, algo que é extremamente prejudicial à saúde e aumentando o tempo do paciente na clínica e elevados custos com materiais.
Com o uso de sensor digital os custos com os materiais podem ser reduzidos, mas o desconforto e o tempo de exposição continuam acontecendo. Por isso o posicionador pode agregar ainda mais valor nos seus procedimentos de imagem.
Perfeito não? Garanta já o seu posicionador radiográficos para sensores digitais na Gnatus