A periodontia tem diferentes ramos de atuação e os dentistas que se interessam por essa área tem um vasto campo de trabalho. Vamos indicar aqui um pouco sobre a periodontia e seus procedimentos. Você já conhece tudo?
Continue lendo para se aprofundar na área.
Dentro da periodontia você pode se especializar em clínica e estética, mas saberia diferenciar sua atuação dentro delas? Aqui está um pouco mais sobre essa divisão.
Periodontia clínica
Mais focada na prevenção e tratamentos das gengivas e demais tecidos periodontais, a área clínica atua diretamente na boca dos pacientes. Seus procedimentos mais cotidianos são terapêuticos, visando, o equilíbrio da saúde da bucal.
Geralmente os pacientes recorrentes nessa atuação são pacientes com alguns problemas como diabetes e tabagismo por serem um dos grandes facilitadores das inflamações que atingem essas estruturas.
Periodontia estética
Na estética, como em todos os procedimentos voltados a harmonização, a periodontia visa promover simetria entre os tecidos periodontos.
É aqui que os dentistas se dizem especialistas em procedimentos como gengivoplastia e gengivectomia. Esses procedimentos apesar do nome de estéticos são de extrema importância para a saúde pois, com a remoção de tecido gengival em excesso, facilitamos a escovação, minimizando o acúmulo de resíduos e, consequentemente, prevenindo inflamações.
Você também pode se interessar:
Evolução nos processos de restauração contribui para a preservação dos dentes
Por que dentistas devem pedir radiografias?
Implantodontia: principais materiais para escolha nesses procedimentos