Criado por: Ana Paula Carloni
Na maioria dos consultórios o raio x está entre os equipamentos indispensáveis para se abrir a clínica e por motivos muito impactantes no dia a dia do dentista, pelas imagens de radiografias.
Além disso, um bom profissional entende que os dentes são muito mais do que se vê e a radiografia na odontologia é um exame que utiliza doses seguras de radiação para a obtenção de imagens e o aparelho escolhido pode ter todo impacto nesse processo.
Mesmo com uma anamnese completa podem ter detalhes que não conseguimos ver a olho nu e dentre esses casos alguns não são possíveis de ser identificados nem ao menos com uma lupa. É ai que o Raio-x entra, para analisar que pode estar na estrutura óssea do dente, na raiz e em toda a arcada dentária.
O que é a radiografia odontológica?
Uma radiografia dos dentes é um recurso utilizado para avaliar problemas internos na estrutura dentária que causam danos visualizados externamente. Por isso, entenda quando e onde esses exames serão grandes aliados dos seus procedimentos.
A radiografia é uma tecnologia que garante a segurança do diagnóstico de casos odontológicos mais complexos.
A partir das imagens da radiografia, é possível descobrir corrosão, danos na gengiva e no osso mandibular e realizar procedimentos com mais segurança e certeza.
Equipamentos de Imagem para as Radiografias do seu Consultório
Tipos de radiografias
Como tudo na odontologia temos vários tipos de radiografias para se usar nos procedimentos e diagnósticos no dia a dia do especialista de sorrisos. Separamos alguns tipos de radiografias:
Radiografia periapical
Radiografia panorâmica
Radiografia oclusal
Radiografia digital
Os impactos das radiografias
Durante alguns procedimentos os dentistas não podem deixar a gengiva do paciente aberta e o local exposto a contaminação, por exemplo, tratamentos com várias etapas e tempos de cicatrização em dias. Vemos novamente a presença da imagem radiográfica – para o acompanhamento da evolução.
Seria impossível para um profissional avaliar com detalhes um dente, sem que ele tivesse caído da boca ou um bisturi tivesse sido utilizado na região. Mas é para isso que em procedimentos periapicais o dentista pode fazer um bom uso do seu equipamento de raio x.
Dentes inclusos podem empurrar os aparentes e deslocar a mordida de uma paciente de forma até silenciosa, mas para evitar tal desastre uma radiografia panorâmica e ou oclusal são solicitadas.
Tecnologias para potencializar a radiografia odontológica
Então com todas essas informações em mãos e todo o conhecimento que você tem já é possível tomar decisões para um sorriso e uma saúde bucal excepcionais do seu paciente.
O que você está esperando para garantir o seu Raio x Timex? Cadastre seus dados que um consultor entrará em contato:
Você também pode se interessar:
Os diferentes equipos para os modelos de consultório Gnatus
Consultório moderno, como ter um?
Linha de Consultórios Gnatus