A saúde bucal precisa de atenção e quando se trata de pacientes acima dos 55 anos o cuidado deve ser intensificado. Pois nessa fase da vida ficamos mais vulneráveis a doenças bucais.
Apesar de a base de higienização continuar a mesma a odontologia para idosos se faz cautelar, especialista e necessária, visto que, com a idade as proteções naturais do corpo vão caindo.
Com isso a procura pelo dentista deve manter uma frequência após os 55 anos de forma a prevenir os principais problemas bucais que fazem o idoso procurar um profissional, que podem ser:
Gengivite;
Cárie nos dentes ou na raiz;
Câncer de boca;
Dentes sensíveis.
Vale ressaltar que tais exemplos podem acometer outras faixas etárias e que os idosos também podem ser atingidos por outras doenças. Sendo o dentista especialista em terceira idade uma tarefa difícil, já que as opções são muitas.
Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho e um bom profissional nesta área deve recomendar aos seus pacientes bons hábitos de higienização denta, como a limpeza bucal – escovação, fio dental, enxaguante bucal, uma boa prática alimentar e hidratação.
Pois uma excelente saúde bucal na terceira idade é sinônimo de qualidade de vida. Afinal aqueles que já dedicaram tanto dela para o futuro de todos nós, merecem curtir com saúde essa fase da vida!