A presença da odontologia na saúde básica é sem dúvidas de grande impacto para a saúde dos brasileiros. Afinal sabemos que a saúde bucal tem influência no resto de nosso organismo assim como o inverso também é recíproco.
Nossa Política Nacional de Saúde Bucal, já abrange o acesso às ações e serviços de saúde bucal na atenção básica, com a inclusão das equipes de saúde bucal na estratégia de saúde da família e centros de especialidade odontológica.
Segundo dados do portal da USP, temos, cerca de, 24 mil equipes de saúde bucal e 1.120 centros de especialidade odontológica no País, de acesso público a população.
Sendo o Brasil o país com maior número de dentistas no mundo, com mais de 312,4 mil profissionais da área e menos da metade dos brasileiros consultaram um dentista nos 12 meses anteriores ao levantamento.
Fatos que demonstram e impactam ainda mais a importância da assistência odontológica na saúde básica do país.
Este fortalecimento é uma grande oportunidade de expandir todo conhecimento e evidências científicas odontológicas no impacto positivo e inclusão social da saúde bucal e dessa forma melhorar a vida de todos os brasileiros.