Criado por: Ana Paula Carloni
Um sensor radiográfico odontológico é um dispositivo tecnológico usado para tirar Raio-x odontológicos. São menores e mais leves que os filmes radiográficos tradicionais e podem produzir imagens de maior qualidade e resolução.
A radiologia na odontologia:
A radiografia dentária é um procedimento de imagem usado para obter imagens dos ossos e tecidos moles da boca. Isso é feito usando o aparelho Raio-x, uma forma de radiação eletromagnética que é invisível ao olho humano.
As radiografias dentárias são usadas para diagnosticar e tratar uma ampla variedade de condições dentárias, incluindo cáries, infecções, problemas na mandíbula e outros distúrbios. Eles também são usados para avaliar o crescimento e desenvolvimento dos dentes em crianças e para planejar tratamentos dentários, como obturação de cavidades ou implantes dentários.
Um procedimento seguro quando realizado corretamente, no entanto, recomenda-se minimizar a exposição à radiação usando proteções adequadas, como coletes de chumbo e telas de tiro e equipamentos como o sensor radiográfico. Também é importante seguir as recomendações do seu profissional de saúde bucal sobre a frequência de radiografias.
Você também vai querer saber: Raio x odontológico saiba tudo para garantir o seu
Conheça mais sobre o sensor:
Compatível a qualquer aparelho de raio x odontológico e ecologicamente correto pois não usa nenhum produto químico. O sensor radiográfico possui design sofisticado proporcionando uma visibilidade para diagnósticos sem risco e uma qualidade de imagem insuperável em menos de 5 segundos.
O sensor digital permite aquisição de imagens radiográficas com muito menos radiação que um filme radiográfico comum. Enquanto se usa em média 0,8s para radiografar um molar, com o sensor radiológico se usa 0,2 s. Reduzindo drasticamente a exposição de pacientes e profissionais à radiação.
O sensor radiológico digital inclui ainda, software de gerenciamento de exames e edição de imagens, com uma série de recursos para auxiliá-lo em um diagnóstico mais detalhado e preciso: filtros de imagem, ajuste de brilho, contraste, rotação, zoom, medições, montagem automática de relatórios etc. Além de filtros especializados para Endodontia, Periodontia e Radiologia, tais como: equalização do tecido mole, contraste adaptativo e realce multi escala.
Como usar o Sensor radiológico:
O sensor radiológico deve ser colocado na boca do paciente durante o procedimento de raio-X e é conectado a um computador para exibir as imagens em uma tela. Além disso, são mais rápidos e confortáveis para o paciente.
Os sensores de raios X odontológicos são normalmente feitos de materiais resistentes ao desgaste e à água e são projetados para suportar o uso em um ambiente odontológico. Alguns modelos também possuem recursos de segurança adicionais, como um protetor de luz para proteger os olhos do paciente durante a exposição à radiação.
Sensores de raios X odontológicos são comumente usados na prática odontológica moderna devido à sua alta qualidade de imagem e facilidade de uso. No entanto, eles também são mais caros do que os filmes de raios-X tradicionais e requerem um computador e um software especializado para visualizar as imagens.
Veja o nosso vídeo:
Garanta já seu sensor radiológico e garanta a era digital para o seu consultório: