Criado por: Ana Paula Carloni
Uma doença que pode ser bem impactante com diversos sintomas que não se limitam apenas quando se está doente. O que estamos percebendo é que as sequelas da Covid-19, mesmo depois de dois anos de pandemia, é ainda tema de busca e de discussão entre os especialistas, sobre quais são as sequelas e como combatê-las.
Uma área que está sendo bem afetada e é de grande interesse nosso, são os relatos com queixas envolvendo a cavidade oral, e por isso, preparamos um texto para você entender melhor o que pode aparecer em seu consultório.
Saiba mais sobre as orientações na ANVISA sobre os cuidados com a Covid-19
A Covid-19
Desde sua descoberta, na China, no final do ano de 2019, a COVID-19 tem se espalhado e demonstrando sintomas e sequelas por todo o mundo.
Trata-se de um vírus responsável por causar uma síndrome respiratória aguda grave, por um tipo de vírus da família coronavírus, o SARS-CoVs-2, com sintomas como febre, tosse seca, cefaleia e fadiga. Mas com variações em seu acometimento de pessoa para pessoa.
O vírus pode causar um desequilíbrio na resposta do organismo e até provocar um combate ao próprio organismo por parte dessas células recrutadas, causando manifestações em diferentes órgãos. Sendo nesse momento que começam a aparecer as sequelas da COVID-19.
Principais sequelas
A doença já nos mostrou ter variáveis e que sua reação é muito relativa à intensidade, imunidade e as condições do seu hospedeiro. Mesmo com a cura e a eliminação do vírus do organismo, muitas pessoas manifestam sintomas que se relacionam com a passagem do coronavírus pelo corpo.
Separamos as principais sequelas da Covid-19, que estão sendo mais apresentadas
- ansiedade;
- depressão;
- dificuldades para se lembrar dos acontecimentos, para raciocinar e até para se comunicar;
- dor de cabeça — existe a possibilidade da dor de cabeça se tornar uma enxaqueca, ou seja, um caso crônico;
- dores musculares;
- dor no peito;
- fadiga;
- falta de ar;
- palpitações;
- perda de paladar e olfato;
- tontura;
- trombose;
- queda de cabelo.
Esse conjunto de manifestações tem afetado a qualidade de vida de milhares de indivíduos, pois acredita-se que cerca de 70% das pessoas que tiveram Covid esteja apresentando algum tipo de sequela.
Muitos estudos científicos têm sido feitos para analisar o impacto da doença e tem sido identificado também sequela da Covid-19 na cavidade oral da maioria dos pacientes.
Por falar em estudos… Estudos explicam se Uso de enxaguantes bucais no consultório odontológico podem ajudar a evitar a Covid-19
Sequelas na cavidade oral
Bem aparente nas queixas dos pacientes que frequentam os consultórios odontológicos e, por isso, merecem toda a atenção e conhecimento dos cirurgiões-dentistas as sequelas da infecção na cavidade bucal.
Porém, ainda há́ dúvida se a sequela da Covid-19 tem relação direta com a infecção ou se ocorre em decorrência da associação farmacológica utilizada no tratamento, que pode levar a imunossupressão, xerostomia, infecções oportunistas entre outros efeitos colaterais.
Uma coisa é certa: pacientes com COVID-19 podem apresentar lesões bucais com múltiplos aspectos clínicos e que podem ser mais leves ou severas (semelhantes às úlceras herpéticas) de acordo com a imunidade do paciente.
Dor facial, submucosa oral, fibrose, sensação de ardência na boca, xerostomia, despapilação da língua, queilite angular, bolhas, lesões semelhantes a eritema multiforme, placas brancas e/ou pigmentações escuras, podem ser outras sequelas que aparecem nos pacientes pós-covid-19.
Como tratar as sequelas
Por não seguir um padrão e ser extremamente variável em condições e intensidade, cada sequela demanda um tratamento e atenção diferente. Mas para toda sequela da Covid-19 ou outra infecção é muito importante os cuidados com a alimentação e a prática de uma atividade física.
As ações de prevenção e tratamento dessas sequelas são tarefas para uma equipe multidisciplinar e apresentam um resultado positivo mais rápido, quando esse time conta com a presença de um cirurgião-dentista, para que se seja realizada uma avaliação minuciosa da cavidade bucal.
Além do uso medicamentos tópicos ou sistêmicos como corticosteróides, analgésicos, relaxantes musculares, a laserterapia é uma forma terapêutica para ser utilizada no tratamento das lesões ulceradas, ardência, xerostomia, despapilação da língua, queilite angular e dores faciais crônicas.
Mas um ponto muito importante de todo o tratamento é deixar o paciente tranquilo e relaxado, já que, como pontuamos anteriormente, sinais psicológicos estão muito presentes nesses pacientes e devem ser considerados em todos os momentos.
Uma forma do profissional da odontologia garantir esse bem-estar durante os procedimentos é o uso do nosso kit massageador, que fica acoplado no consultório e garante o relaxamento muscular e traz mais tranquilidade ao atendido.
Kit massageador Gnatus
Equipamento que promove relaxamento e maior conforto ao paciente, facilitando os procedimentos, principalmente os mais longos; Além de aumentar a percepção de qualidade dos pacientes com relação ao consultório.
Interessante não? Preencha o formulário abaixo e um consultor Gnatus entrará em contato, para te ajudar a garantir seu kit massageador: